Amenorreia
- by Sara Martins
- 31 de jan. de 2021
- 4 min de leitura

A amenorreia é o nome dado à ausência completa da menstruação numa mulher em idade fértil. A mesma pode ser de dois tipos: primária ou secundária. Na amenorreia primária a jovem mulher faz 15 ou 16 anos sem nunca ter tido a sua primeira menstruação, enquanto na amenorreia secundária a ausência de menstruação acontece em mulheres com ciclos normais que param de menstruar por três ou mais ciclos.
Ao longo da vida, a mulher pode ter várias interrupções temporárias nas menstruações, não sendo consideradas como amenorreia, estas podem ocorrer após o parto e durante a amamentação, ou quando existe uma ausência de menstruação durante um ou dois meses, associada a alterações súbitas das condições ambientais ou do estilo de vida.
Causas:
A amenorreia pode ser o resultado de quadros clínicos que afetam o hipotálamo, a hipófise, os ovários, útero e colo do útero, ou a vagina. Dentro destes quadros podemos citar os distúrbios hormonais, deficiência congénita, doença genética e a utilização de determinados medicamentos.
Causas da Amenorreia Primária:
As causas da amenorreia primária são relativamente raras, entre as mais comuns encontram-se:
A deficiência congénita dos órgãos reprodutores que provoca o bloqueio do fluxo de sangue menstrual;
A síndrome de Turner;
A síndrome de Kallman;
A produção excessiva de hormonas masculinas através das glândulas adrenais;
Os distúrbios genitais resultantes de órgãos ambíguos, como acontece no pseudo - hermafroditismo ou no hermafroditismo verdadeiro;
Em distúrbios em que a mulher tem um cromossoma Y, o que normalmente acontece apenas no sexo masculino;
Doenças genéticas e deficiências congénitas.
As doenças genéticas e as deficiências congénitas que dão origem à amenorreia, podem não ser identificadas até `a puberdade.
A puberdade pode também acontecer mais tarde, e nestes casos os períodos menstruais normais têm início numa idade mais avançada, não existindo nenhuma ligação aos distúrbios acima referidos.
Causas da Amenorreia Secundária:
Mau funcionamento do hippotálamo;
Síndrome do ovário policístico;
Menopausa precoce;
Mau funcionamento da hipófise ou da glândula tiroideia;
Medicamentos como antidepressivos ou antipsicóticos, pílulas anticoncepcionais.
Amenorreia na Medicina Tradicional Chinesa
A ausência de ciclos menstruais na Medicina Chinesa tem o nome de Bi Jing, em que Jing significa menstruação e Bi significa fechado. A diferenciação básica deve ser feita entre ausência de períodos menstruais provocados por padrões de Deficiência ou por Excesso.
A ausência de períodos menstruais provocados por padrões de Deficiência incluem as Deficiências de Sangue, do Baço e do Rim, e também Deficiências do Rim e do Fígado. A amenorreia primária normalmente está associada à Deficiência da Essência Pré- Natal, enquanto a amenorreia secundária está associada à Deficiência Pós - Natal.
A ausência de períodos menstruais provocada por quadros de Excesso está associada a Estagnação do Qi e/ou Sangue e Mucosidade por Frio.
Causas da Amenorreia na Medicina Chinesa:
Stress Emocional
A emoção raiva, que inclui sentimentos como a frustração e o ódio, podem causar Estagnação de Qi. Com o passar do tempo, pode originar uma Estagnação de Sangue. Neste caso a amenorreia é do tipo Excesso.
A tristeza e a mágoa, são emoções comuns no desenvolvimento da amenorreia, ambas debilitam o Qi do Pulmão e do Coração. Na Medicina Chinesa o Pulmão governa o Qi e o Coração governa o Sangue, quando o Qi não tem a capacidade de produzir ou de fazer circular o Sangue, e quando o Sangue do Coração não consegue fazer o seu movimento descendente até ao útero, as menstruações param.
A preocupação e a melancolia prejudicam o Pulmão e o Baço, levando simultaneamente a uma Deficiência e Estagnação do Qi. Quando o Qi está deficiente não consegue produzir Sangue, se o Qi estiver estagnado, falha em movimentar o Sangue, conduzindo a uma Estase de Sangue. Neste caso a amenorreia pode ser simultaneamente resultante de uma Deficiência e de uma Estase de Sangue.
Excesso de Exercício Físico
Na puberdade, podemos encontrar principalmente em atletas de alta competição, quadros de Deficiência do Baço, estes quadros podem conduzir a uma Estagnação do Qi e do Sangue no Aquecedor Inferior. Neste caso estamos perante uma amenorreia primária.
Debilidade Hereditária
Uma fraqueza hereditária do Rim, pode naturalmente dar origem à amenorreia primária, existindo um quadro de Deficiência da Essência do Rim , Sangue e Fígado.
Dieta
Quando uma dieta é pobre em nutrientes, provoca uma debilidade do Qi e do Sangue, estas situações acontecem com frequência nas dietas para emagrecer mais severas e nas dietas vegetarianas, onde existe uma falha na combinação adequada dos tipos de proteína vegetal em substituição da carne.
O consumo excessivo de lacticínios ou de alimentos gordurosos levam à formação de Humidade - Mucosidade que obstruem o Aquecedor Inferior, provocando amenorreia. Normalmente estes quadros estão associados à obesidade.
Excesso de Trabalho
Várias horas de trabalho sem o repouso adequado ao longo de vários anos pode provocar a Deficiência de Yan do Rim e do Fígado. Acontece frequentemente nos casos de amenorreia secundária.
Padrões de Desarmonia:
Os principais padrões de desarmonia provocados por esta patologia são os seguintes:
Padrões de Deficiência:
Deficiência do Fígado e do Rim
Deficiência de Sangue
Deficiência de Yang do Baço e do Rim
Deficiência de Yin Fígado e do Rim
Deficiência de Yin do Pulmão e do Sangue
Deficiência de Yin do Coração e do Rim
Deficiência de Sangue do Coração e do Baço
Padrões de Excesso:
Estagnação do Qi e Sangue
Humidade - Mucosidade no útero
Tratamentos Utilizados
A Medicina Chinesa tem resultados muito eficazes em regular a menstruação e respetivos sintomas associados através dos seus diferentes métodos terapêuticos.
Depois da identificação correta da doença, serão realizados tratamentos através da acupuntura, fitoterapia, prática de exercícios de Qi Gong e ainda Matéria Médica Ocidental.
Como podemos prevenir?
A prevenção passa essencialmente por uma dieta equilibrada e variada, manter um descanso adequado que compense o desgaste do dia- a- dia, a prática de exercício físico que permite um livre fluir de Qi e do Sangue e aprender a lidar com as situações emocionais mais difíceis.
Integração da Medicina Ocidental e da Medicina Chinesa
Ambas as medicinas são importantes no tratamento da amenorreia, o ideal é a junção harmoniosa de ambas tendo em vista o mais importante, a saúde do paciente.
O médico ou o ginecologista pode excluir um problema de saúde através de exames e análises sanguíneas. Se a amenorreia estiver associada a algum tratamento, o mesmo pode ser alterado, depois de devidamente identificado.
A Medicina Chinesa é um excelente complemento no tratamento desta patologia, potenciando o tratamento de forma mais rápida e consistente, do que apenas o isolamento do tratamento por uma das metodologias.
Comments