Medicina Tradicional Chinesa
- by Sara Martins
- 22 de abr. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 13 de mai. de 2020

A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) é uma medicina milenar, a sua denominação é atribuída a um conjunto de práticas de medicina tradicional utilizadas na China e desenvolvidas ao longo da sua história.
A MTC foi desenvolvida a partir da experiência clínica, e documentada em vários textos, que hoje são considerados clássicos, fundamentando-se numa estrutura teórica sistemática e abrangente, de natureza filosófica e com uma forte componente holística.
Nos seus princípios a MTC inclui o conceito da relação Yin/Yang, a teoria dos 5 elementos e a teoria dos meridianos, tendo como base o conhecimento das leis fundamentais que regem o funcionamento do corpo humano e a sua integração com o meio ambiente segundo os ciclos da natureza, aplicando este conhecimento na prevenção e no tratamento da doença.
Em 2010, a UNESCO declarou a MTC como Património Cultural Imaterial da Humanidade. Reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em 1979, tinha publicado uma primeira lista de 43 doenças para as quais recomendava a MTC, em especial a acupunctura. Esta lista de doenças foi, entretanto, revista, atualizada e aumentada, através da realização de vários estudos clínicos para mais de 100 patologias, onde se pode incluir várias desordens do sistema músculo - esquelético, respiratório, nervoso, ginecológico, gastro - intestinal, entre outros.
A Acupunctura é a técnica mais conhecida da Medicina Tradicional Chinesa, mas existem mais técnicas e métodos de tratamento, tais como, a massagem Tuina, Ventosaterapia, Moxabustão, Fitoterapia, Dietética, Auriculoterapia, Chi Kung terapêutico.
Para além da eficácia no tratamento de várias patologias a MTC, é também uma Medicina Preventiva e de promoção da saúde e do bem estar de cada indivíduo. O diagnóstico e respetivo tratamento incluem o aspeto mental, emocional e físico e será adequado a cada pessoa.
Comentários